Atividades Ensino Fundamental

ATIVIDADES OU TAREFAS MOTORAS

AULA 1
Exame biométrico

Objetivo: acompanhar a curva de crescimento( altura ) e peso do aluno desde a Educação Infantil.
Material: balança, fita métrica ou régua.

AULA 2
Aula livre

Objetivos: adaptação da criança à escola, à atividade e ao professor.
Material: o maior número de materiais possível (bolas, arcos, cordas, pneus).
Reunir os materiais na quadra ou no espaço disponível para a atividade e deixar as crianças brincarem livremente, procurando aos poucos se aproximar de uma criança ou de um grupo e brincar junto ou sugerir movimentos com os materiais.

AULA 3

ESQUEMA CORPORAL
l. Andar – Normal, quadrupedia, de cócoras, de joelhos, rolar, arrastar-se no chão, procurando ocupar todo o espaço,possível.
2. Correr- Livremente, ocupando toco o espaço possível, sem chocar-se com os outros.
3. Saltos- Podem ser realizados com os pés unidos ou não, o mais longe possível, com giro, para frente, para trás e para cima.
Obs: Para facilitar a memorização e o aprendizado, sugere-se imitar bichos, objetos e coisas durante o andar, o correr e o saltar. .
4. Crianças andando ou correndo livremente pela quadra, ao sinal do professor, tocar uma parte do próprio corpo (ex: tocar a cabeça, a orelha, a boca etc…) continuar andando ou correndo, de acordo com o sinal do professor.
5. Idem ao anterior, agora tocando uma parte do corpo do companheiro mais próximo (não vale mais o seu
próprio corpo).
ô. Crianças sentadas ou de pé, o professor dirá o nome de uma parte do corpo e as crianças deverão colocar
as mãos sobre a parte pedida. Esse exercício deve ser executado de forma bem rápida, testando a agilidade, a atenção e a audição das crianças (ex. mãos na cabeça, orelha, barriga, etc.).
7. Relaxamento.
8. Idem ao exercício nº 05 – Não vale mais tocar o(s) companheiro(s) com a mão, mas com a parte do corpo.
Ex. cabeça (encostar cabeça com cabeça).

AULA 4

ORIENTAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL
1. Cada criança correndo livremente pela quadra, ao sinal do professor, deverão sentar, deitar, levantar, no lugar onde estiver.
2. Cada criança correndo livremente pela quadra, ao sinal do professor, parar onde estiver e ficar imóvel (brincar de estátua)
3. Caminhar de frente, de costas, com os olhos fechados, sem chocar-se com os outros.
4. Vamos caminhar com passos de gigantes? Quem consegue ficar mais alto, baixo?
5. Vamos andar igual ao gato? cachorro? macaco? cobra? (Andando? Quem sabe á música do soldado? etc.
6. Vamos voar corno um avião; um pássaro.
7. Vamos correr igual a um carro de Fl, uma ambulância.
8. Vamos correr de mãos dadas, sem chocarmo-nos com os outros.
09. Relaxamento.
10. Recreação
– Perseguição
– Só pode pegar quem estiver de pé.
– Só pode pegar quem estiver com os pés no chão.

AULA 5

ESTRUTURAÇÃO ESPACIAL
1. Noções de Movimentos
Ao sinal do professor, as crianças irão: andar, correr, cair, levantar-se, subir, descer, levantar, abaixar, em-
purrar, puxar, etc…
2. Noções de posição
Em pé, deitado, sentado, ajoelhado, sentado com as
pernas cruzadas, afastadas, fechadas.
3. Noções de Situações
Ficar dentro, fora, frente, trás, no alto, embaixo, sobre, sob, longe, perto, etc…
4. Noções de Tamanho
Grande, pequeno, grosso, fino, estreito, largo.
5. Noções de Formas
Achar ou apontar circulo, quadrado, triângulo, retângulo, ângulos.
6. Noções de Cores
Achar ou apontar objetos de acordo com as cores solicitadas.
7. Noções de Qualidade.
Achar ou apontar objetos cheios, vazios, duros, moles, leves, pesados.
8. Relaxamento.

AULA 6

EQUILÍBRIO
Os alunos deverão se possível, ficar descalços
1. Andar de frente sobre uma linha demarcada no chão.
2. Idem, de costas.
3. Idem, de lado.
4. Idem, em quadrupedia (de gatas).
5. Correr sobre a linha.
6. Caminhar sobre a linha na ponta dos pés.
8. Saltar sobre a linha.
9. Correr com as pernas afastaras, urna de cada lado da linha.
10 – Rolar sobre a linha
11. Quem sabe fazer um exercício diferente em cima da linha?

AULA 7

Arcos ( bambolês )

Objetivos: orientação e estruturação espacial, agilidade, destreza, noção de cor, forma, tamanho e peso, dentro/fora, alto, longe.
– Com um arco, cada criança deverá correr livremente pela quadra sem se chocar com os companheiros
nem com os objetos;
– O professor deve promover atividades – com os arcos espalhados pela quadra – utilizando o seguinte
tipo de pergunta:
Quem consegue. … andar sem pisar nos arcos e sem se chocar com os companheiros?
. …correr sem pisar nos arcos nem nos companheiros?
… correr e pisar dentro do maior número possível de arcos, sem se chocar com os companheiros?
… correr, pular para dentro e depois para fora dos arcos com os dois pés juntos?
…correr segurando o arco á frente do corpo, como um volante de carro, sem se chocar com os outros
companheiros? Neste caso, cada criança deve estar com um arco.
…correr para todos os lados, segurando o arco na altura da cintura, sem se chocar com os companheiros?
. … jogar o arco mais alto?
. … jogar o arco mais longe?
. … rodar o arco no chão por mais tempo?
O professor deverá reservar os minutos finais da aula para que as crianças possam brincar livremente com os
arcos.