Plano de Aula Educação Física Infantil – 03

Objetivos:

Geral: Desenvolver a distinção das cores.

Específicos: * Analisar a relação estímulo-respósta;

* Desenvolver a coordenação visomotora;

* Desenvolver a coordenação fina e grossa;

Parte Inicial/Introdução : * Alongamento: Alunos inicialmente de pé, em circulo, depois deitados. O professor solicitará movimentos para alongar braços, pescoço, pernas e tronco. Em seguida, o professor pedirá para que os alunos se espreguissem, estendendo cada parte do corpo, depois todas ao mesmo tempo.

* Atividades com bolas de plástico coloridas: O professor colocará várias bolas de plástico coloridas em vários arcos. Ao comando do professor os alunos irão pegar as bolas da cor solicitada.

* Alunos organizados em equipes, cada equipe referente a uma cor. O professor colocará a frente dos alunos bolas de plástico coloridas, de modo que o numero de bolas de cada cor seja o mesmo. Ao sinal do professor, os alunos deverão recolher apenas as bolas referentes a sua cor.

Parte Principal/Desenvolvimento/Conteúdos/Atividades: * Atividades com cones coloridos e com bolas de plástico coloridas: * Alunos em um espaço delimitado. O professor espalhará vários cones coloridos pelo espaço. Haverá um local onde estarão todas as bolas. Ao sinal do professor os alunos deverão pegar as bolas e equilibra-las nos cones de cor correspondente; * Alunos organizados em equipes, cada equipe correspondendo a uma cor. Ao sinal do professor os alunos deverão ir até as bolas da cor referente a sua equipe e equilibra-las nos cones da mesma cor; * Organizar os alunos de modo que estes peguem as bola coloridas e arremessem com a intenção de acertar cestos, cada cesto referente a uma cor.

Parte final/Conclusão: * Relaxamento: Cada aluno com uma bolinha, ira desliza-la por cada parte do corpo conforme o professor solicitar.

* Atividade livre no parquinho: Ao término da aula os alunos terão quinze minutos para brincar livremente sob observação e participação do professor.

Recursos Utilizados: Cones coloridos; bolas de plástico coloridas; arcos; cestos.Avaliação a ser realizada: A avaliação será realizada mediante a observação da aula.

Referências Bibliográficas: LIVRO:Jogos e brincadeiras de A a Z.

AUTOR: Queiroz, Tânia Dias

EDITORA: Rideel – SP – 2002