Plano de Aula Educação Física Infantil – 01

Objetivos:

Geral: Desenvolver a psicomotricidade.

Específicos: * Desenvolver a lateralidade;

* Desenvolver o ritmo;

* Desenvolver a coordenação ampla;

Parte Inicial/Introdução : Atividade com bolas de meia:

* Em pé segurando uma bola de meia, joga-la para cima e pega-la novamente com a mesma mão, ora com a mão direita, ora com a esquerda.

* Em pé segurando a bola de meia, joga-la para cima e amortece-la ora com a coxa direita, ora com a coxa esquerda.

* Em pé com a bola presa entre a perna e coxa na parte posterior, saltitar para frente sem deixa-la cair. Executar ora com a perna direita, ora com a perna esquerda.

* Deslocar-se para frente com as bolas de meias presa entre as pernas sem usar as mãos.

Parte Principal/Desenvolvimento/Conteúdos/Atividades: * Arremessar a bola de meia com o objetivo de derrubar litros descartáveis: Alunos organizados em fileira. A frente da fileira haverá litros descartáveis. Ao sinal do professor, os alunos arremessarão as bolinhas de meia para derrubar os litros.

* Arremessar a bola: Alunos organizados e fileira, cada um com uma bolinha de meia. Ao sinal do professor, os alunos irão lançar sua bola, devendo imediatamente correr e pega-la antes que ultrapasse uma linha.

* Bola ao cesto: Alunos organizados em duplas, um aluno com uma caixa de sapato(cesto) e outro com uma bolinha de meia. O aluno que está com a bola irá lança-la não muito alto enquanto que o aluno com o cesto tentará recepciona-la dentro do cesto. Inverte-se os papéis .

Parte final/Conclusão: Alongamento final: Alunos organizados livremente, realizarão os movimentos solicitados pelo professor.

* Atividade livre no parquinho: Ao término da aula, os alunos terão quinze minutos para brincar livremente sob observação e participação do professor.

Recursos Utilizados: Bolas de meia; litros descartáveis; caixas de sapato;Avaliação a ser realizada: A avaliação será realizada mediante a observação da aula.

Referências Bibliográficas: Coordenação Psicomotora – Viana, Adalberto Rigueira –

Editora: SPRINT – SP – 1999.