Plano de Aula Educação Física Ensino Fundamental 5º ao 9º Ano – 03

 

Atividade: Corrida estacionária

Conceito: Cardiorrespiratória – Freqüência

Enfoque do Conceito:  Resistência é a capacidade física que nos permite sustentar um esforço durante um determinado tempo

Problematização:     O que você sentiu depois de uma corrida estacionária?

Materiais:   Cronômetro.

Formação Inicial:  Dispostos à vontade na quadra, ou no pátio, em pé.

Desenvolvimento:         Na sala de aula, os alunos irão medir sua freqüência cardíaca (repouso), irão anotar numa folha. Depois irão para o pátio. Ao sinal do professor deverão iniciar uma corrida estacionária no tempo de 1 minuto e logo em seguida irão medir sua freqüência e anotar.

Reflexão:                      O que aconteceu com a sua freqüência após o exercício?

Destaques:                    Relacionar as ocorrências no organismo em situações de repouso e movimento.

Registro:    Aluno:        Embasado na sua folha de anotações, o aluno fará um relatório do ocorrido com relação a sua freqüência e suas sensações.

                   Professor:  Avaliar os relatórios e registrar no seu diário de classe.

 

Texto de Apoio – Freqüência Cardíaca

 

Treinamento de resistência para a manutenção e o aumento da aptidão geral

 

                   Um sistema cardiovascular fraco é, em muitos casos, a causa de uma subdesenvolvida capacidade de rendimento geral e capacidade de suportar esforços.

                   Quem fica exausto com cargas reduzidas e não está em condições de suportar nenhum esforço, deveria saber que contra essa “doença” existe um remédio muito eficiente chamado treinamento de resistência.

Atividade Física e Esporte. Para quê?

Jürgem Weineck